Quando foi que você parou de desenhar?

 
Encontrei por acaso ontem na rua o amigo e quadrinista Jerry Costa, e ficamos um tempão conversando sobre quadrinhos, claro. No fim do encontro, fui agraciado pelo presente aí da foto de cima: o DVD aprenda a desenhar com a Família Falcote.

O Jerry e a Taíse fazem um trabalho muito show com a gurizada, levando para eles a experiência de desenhar e fazer histórias em quadrinhos, e neste DVD eles ensinam com um método muito legal a fazer exatamente isso: desenhar. Curti o DVD ontem, e foi muito legal ver algumas ilustrações surgindo a partir de letras, por exemplo. Achei o método do Jerry e da Taíse muito legal, mostrando o “atalho”, se assim posso dizer, para a construção de figuras que muitos às vezes nem imaginam por onde se começa.

Lembro que uma vez vi um ilustrador sendo perguntado sobre quando ele começou a desenhar, e a resposta dele para quem fez a pergunta foi “quando foi que você parou de desenhar?”. Sei que não devemos responder uma pergunta com outra, mas o que ele quis dizer com aquela resposta foi que todo mundo, quando criança, de um jeito ou de outro, já desenhou, e que aqueles que hoje são os “desenhistas” são apenas aqueles que seguiram fazendo, e nada além disso.

O DVD da Família Falcote e seu método me deixou com aquela sensação bacana de que algo muito legal e positivo está sendo levado para as crianças que um dia farão o mundo. Recomendo. Quem quiser curtir um pouco da função do Jerry e da Taíse, dá uma curtida no vídeo aí de baixo e, se duvidar, já pega papel e lápis e sai fazendo a mão!


Estava um tempo sem postar por aqui, e isso sempre precede novidade.
Semana que vem, creio, falo melhor sobre a segunda edição da Turminha do Verde, que sai em março, mesmo mês de lançamento da quarta edição de Aguapowers.
Mas falo mais na seqüência.

Abração para todos!

Márcio Rampi – 21 de fevereiro/2013

Comentários

Show de bola Rampi! Ah, postei lá no blog da Família Falcote!